#01 - A Borboleta e a Lagarta - Palavra Cantada - por Ivete Raffa

Este plano de aula procura dar subsídios aos professores para tralharem com o tema acima, fazendo uma releitura da música “A Borboleta e a Lagarta” de Paulo Tatit e Sandra Perez através do desenvolvimento criativo de quadros de recorte e colagem que retratam os versos apresentados.


Lá, lá, lá, lá, lá, lá, vai uma lagarta


Tá, tá, tá, tá sempre a mastigar
Nhac, nhac, nhac como está com fome

Come, come, come sem parar


Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá vai a borboleta
Tá, tá, tá, tá livre a voar


Flap, flap, flap cor de violeta
Uma flor voando pelo ar
Flap, flap, flap, flap..


Nhac, nhac, nhac, nhac


Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?


Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?

 

A Borboleta e a Lagarta (Palavra Cantanda)

Lá lá lá, lá, lá, lá vai uma lagarta
Tá tá tá tá sempre a mastigar
Nhac, nhac, nhac como está com fome
Come come come sem parar

Lá,lá,lá lá lá, lá, lá vai borboleta
Tá tá tá tá livre a voar
Flap, flap, flap cor de violeta
Uma flor voando pelo ar

Flap Flap Flap flap Flap Flap flap
Nhac, nhac, nhac, nhac

Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?

Atividade: Reler a música “A Borboleta e a Lagarta” através de quadros que traduzem a letra da música.

Objetivos:

  1. Conhecer a música “A Borboleta e Lagarta”, cantarolar e criar quadros plásticos que mostram o que a música diz.
  2. Entender o ciclo de vida das borboletas (metamorfose).
  3. Desenvolver a criatividade, a observação, cantar e fazer movimentos corporais.

Textos de apoio:

Palavra Cantada é uma dupla musical infantil formada em 1994 por Paulo Tatit e Sandra Peres. É caracterizada por canções infantis de linhas marcantes, que prezam pela elaboração das letras, arranjos e gravações, com uma poética sensível e respeito à inteligência das crianças.

Os shows da Palavra Cantada tem a música como elemento central, usando sempre os instrumentos e a movimentação de palco como principal elemento cênico. A dupla já produziu mais de 10 discos, ultrapassando a marca total de dois milhões de CDs vendidos, com todos ainda em catálogo até hoje.

Ciclo de vida das borboletas

A transformação do ovo em borboletas chama-se metamorfose.

  1. ovo / fase pré-larval
  2. lagarta
  3. pupa / que se desenvolve dentro da crisálida
  4. imago / fase adulta

Os ovos eclodem depois de alguns dias e deles saem as lagartas, que após se alimentarem da casca do ovo, começam a comer as folhas da planta onde se encontram.
A lagarta muda de pele algumas vezes na medida que cresce. O período entre duas mudanças é chamado de instar. A lagarta deixa de se alimentar no último instar, ela fixa-se em um galho e sofre a última mudança, na qual surge a pupa.
Durante a fase da pupa, a lagarta é lentamente transformada em borboleta.
Quando a transformação está completa, a crisálida se abre e a Borboleta sai de seu interior.

Material: Cartolina ou papel cartão para a base, papel ECOCORES e ECOCORES TEXTURA, papel Kraft, Crystal cola, olhinhos móveis, cola branca, tesoura de picotar e tesoura.

Modo de fazer:

  1. Divida a música “A Borboleta e a Lagarta” em partes “cenas”.
  2. Recorte a cartolina ou papel cartão no tamanho A4 (base). Rasgue papel ECOCORES em tons de azul e branco e cole sobre a base.
  3. No papel ECOCORES verde, recorte com a tesoura de picotar as folhas de amora (comida da lagarta). Faça texturas com Crystal cola Jelly.
  4. Recorte círculos com papel ECOCORES TEXTURA e monte a lagarta nos diferentes quadros.
  5. Recorte as flores e as borboletas utilizando o papel ECOCORES e ECOCORES TEXTURA.Cole os olhinhos móveis nas lagartas e nas borboletas.
  6. Ao terminar o trabalho, coloque em sequência para montar a música.

Obs: Se quiser, faça a lagarta e a borboleta com o papel ECOCORES TEXTURA, cole um palito de churrasco por trás e utilize como fantoches.

Conteúdos trabalhados: Canto individual e coletivo, movimentos corporais, cores, linhas, formas, proporção, sobreposição, textura, estética e composição.

Técnica trabalhada: Recorte e colagem

Possibilidades de trabalho:

  • Inicialmente coloque a música para que as crianças ouçam. Depois de ouvirem algumas vezes, proponha que cantem junto com o CD.
  • Peça que acompanhem a música cantando e fazendo movimentos corporais.
  • Converse com os alunos sobre as borboletas e o seu ciclo de vida.
  • Proponha que dividam a música em partes. Divida a sala em grupos de acordo com o número de partes que a música foi dividida.
  • Distribua cartolinas, papéis ECOCORES e ECOCORES TEXTURA, cola, tesoura e Crystal cola e deixe seus alunos criarem os quadros.
  • Coloque os quadros em ordem e peça que cantem a música novamente observando os quadros.
  • No final, peça aos alunos que falem sobre a atividade: pontos positivos e negativos.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga.
 

Linhas de Produtos: Linha Escolar, Linha Papelaria Tags: Ivete Raffa, Aula, Professor, Planos, Educação, Escola

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco