#11 - Obras de Arte – Ivete Raffa / Aldemir Martins

Obras de Arte – “Aldemir Martins” 

Aldemir Martins (1922 – 2006), artista plástico brasileiro, ilustrador e escultor autodidata de grande renome e fama no país e exterior. Nasceu no Vale do Carirí – Ceará e destacou-se desde muito pequeno nos desenhos que fazia. Foi ilustrador de jornais, revistas e livros e, em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro onde participou de exposições coletivas. Em 1945 veio morar em São Paulo e realizou a primeira mostra de arte individual.
Sua técnica apresenta várias formas de expressão como: pintura, gravura, desenho, cerâmica e escultura em diferentes suportes.
  
Suas obras são inconfundíveis uma vez que os tons vibrantes que usava e os traços fortes, mostram a brasilidade que possuía. Desenhava cangaceiros, peixes, flores, galos, gatos, cavalos, paisagens e frutas ele mostra a nossa cultura.
Sendo assim, Aldemir é um dos artistas mais conhecidos e mais próximos do seu povo, transitando entre o meio artístico e o leigo, quebrando barreiras mostrando sua própria expressão.

“O cangaceiro”

           “Peixe azul”                          "Peixe azul, rosa e amarelo"

 

Atividade 02 – Peixes com casinha de abelha – Papel Seda Pack


 

Casinha de abelha – Passo a passo

 

Material: papel cartão fluorescente, 1 folha de papel Seda Pack por peixe, cola branca, tesoura e olhos móveis.

Modo de fazer
a)    Recorte o peixe no papel cartão fluorescente (1 vez) e corpo (duas vezes).
b)    Dobre a folha de Seda Pack três vezes. Risque o molde do corpo do peixe no papel Seda Pack. Recorte. Cada vez sairão 8 partes.
c)    Dobre os papéis três vezes e vinque bem. Separe todas as partes.
d)    Passe um fio de cola numa das partes do papel cartão e cole uma parte do corpo do peixe de Seda Pack. 
e)    Passe pouquíssima cola nos vincos ímpares sem chegar as laterais, cole a segunda folhinha de Seda Pack. Passe pouquíssima cola nos vincos pares e cole a terceira folhinha do Seda Pack. 
f)    Proceda dessa forma até colar as 40 folhinhas de papel de seda. Passe cola sobre essa última folhinha e cole o segundo papel cartão.
g)    Assim que terminar a colagem abra para secar.
h)    Depois de seco cole a casinha de abelha sobre o peixe de papel cartão fluorescente e cole o olhinho móvel.


Atividade 03 – Peixes com quilling 

 
Releitura feita por Taís Santos - Quilling

Material: Ecotela, Papel colorset (tirinhas de 0,7 cm de largura), Tinta Acrylic colors da Acrilex, cola branca, tesoura, régua esponjinha.

Modo de fazer
a)    Pinte a Ecotela (lado convexo) com a Tinta Acrylic colors da Acrilex. Utilize a esponjinha e vá dando batidinhas sobre a Ecotela, inclusive nas lateriais.
b)    Monte a Ecotela conforme as instruções da embalagem.
c)    Risque linhas paralelas com 0,7 cm de largura no papel colorset.
d)    Faça os rolinhos (quilling) pra fazer os peixinhos, utilize várias tirinhas. Tudo vai depender do tamanho do peixinho. Nos da foto foram usadas 4 tirinhas de 0,7cm de largura por 34 cm de comprimento. Vá fazendo os rolinhos na mão mesmo e solte um pouco pra ficar como os da foto. Faça os rabinhos enrolando e barbatanas utilize uma tirinha pra cada elemento.
e)    Para fazer as algas, enrole as tirinhas no lápis, solte e cole sobre a Ecotela.

Atividade 04 – O fundo do Mar – Coleção Ecocores 21 cores e Textura Visual

Material: Coleção Ecocores 21 cores, Coleção Ecocores Textura, Crystal cola da Acrilex Glitter, Jelly e Brilliant, cola branca, olhos móveis, tesoura e tampa de pizza.

Modo de fazer:
a)    Peça aos alunos que recortem as laterais da tampa de pizza. 
b)    Oriente-os para rasgar papéis Coleção Ecocores 21 cores em tons de azul (água), bege e marrom (fundo do mar) e colar sobre a tampa de pizza.
c)    Peça para fazerem as algas com Crystal cola da Acrilex Brilliant, Glitter e Jelly. 
d)    Corte os peixinhos na Coleção Ecocores Textura e cole sobre o trabalho.
e)    Finalize colando os olhos móveis.

Conteúdos trabalhados: cores, linhas, formas, bi e tridimensão, simetria, sobreposição, composição e proporção.  

Técnicas trabalhadas: Dobradura, Recorte e colagem.

Possibilidades de trabalho:
-    Peça aos alunos que pesquisem sobre o pintor Aldemir Martins. Na aula seguinte promova uma conversa sobre a pesquisa. De onde era esse pintor, o que ele mais pintava, quais a técnicas e cores que ele usava, quais os temas que ele retratava, etc.
-    Escolha uma obra e faça com os alunos a leitura formal da obra: quais as linhas que a obra mostra, formas, cores, profundidade, quantos elementos a obra possui, enfim, converse sobre o que eles veem inicialmente.
-    Façam a leitura interpretativa: quais os sentimentos que a obra traz, qual o tema abordado, de que forma o tema foi retratado, etc.
-    Proponha que façam a releitura da obra através de técnicas diferenciadas (pintura, recorte, colagem, origami, fantoches, etc).
-    Nesse plano de aula sugerimos trabalhar com o tema peixes. Ele pode ser vastamente explorado: tipos de peixes, peixes de água doce ou salgada, valor nutritivo, peso, preço, como se reproduzem, etc.
-    Sugira que façam os peixes de acordo com uma das sugestões acima e, com eles, monte um grande painel na sala onde todos os peixes farão parte.
-    No final, peça que sentem em volta do painel e falem o que aprenderam sobre Aldemir Martins, leitura formal, interpretativa e releitura de obra de arte. Fale também sobre o tema estudado e os conteúdos de arte aprendidos.


                                                                                   Ivete  Raffa
                                                                       Arte educadora e pedagoga
                                                                           www.iveteraffa.com.br

Linhas de Produtos: Linha Seda Pack Tags: Pintura, Arte, Escolar, Atividade, Plano de Aula, Seda, Estampado, Vermelho, Papel

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco