#12 - Natal /Jesus nasceu ,cresceu,morreu, ressuscitou e está a direita do pai Marcos 16:19

Natal

O termo Natal deriva-se do latim ‘natalis’, que significa nascer, ser colocado no mundo. Como adjetivo significa também o lugar onde ocorreu o nascimento de alguém ou de uma coisa. É a segunda festa mais venerada pela Igreja, e mesmo sendo uma comemoração cristã é considerada por pessoas de diferentes crenças como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e a solidariedade entre os homens.

Há muito tempo o Natal apareceu como forma de aquecer o mercado consumidor num período fraco para vendas, devido às festas de final de ano (hemisfério norte) ou pelas férias (hemisfério sul). Os preparativos para a festa do Natal começam no final de novembro. O clima festivo se estende até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando de acordo com a tradição os pinheiros são desmontados.

Nas famílias, os pontos altos da comemoração são a ceia do dia 24 de dezembro e o almoço do dia 25, quando se reúnem para trocar presentes e saborear comidas típicas.

O Papai Noel, um dos maiores símbolos de Natal é inspirado em São Nicolau, um bispo católico que viveu no século IV e que costumava presentear a crianças em dezembro. O costume de enfeitar árvores faz parte de várias culturas é um ritual muito antigo que celebra a fertilidade da natureza. O hábito foi adotado pelos cristãos no século XVI. A tradição ganhou força na Alemanha, difundindo-se para o mundo todo.

Símbolos do Natal

Guirlanda – Normalmente é colocada nas portas ou em cima das lareiras das casas na época de Natal. Elas são o símbolo da evolução, recomeço e prosperidade, trazendo muita sorte e alegria para a casa.

Presépio – Representa o lugar onde Jesus nasceu. É composto por um estábulo com uma manjedoura onde aparece Maria, José, Jesus, Reis Magos, Anjo, Pastor e animais (vaca, burro e ovelhas).

Árvore de Natal – O pinheiro é a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo, permanece sempre verde e foi enfeitada pela primeira vez por Martinho Lutero (séc XVI) para comemorar com as crianças o nascimento de Cristo. Significa resistência, esperança e vida.

Ceia – Simboliza comida farta para todos, momento de reunião da família, amor e confraternização.

Sinos - Simbolizam a alegria e vinda de boas notícias, bons fluídos, bons presságios.

Reis Magos – Gaspar, Melchior e Baltazar - Presentearam Jesus com incenso (nobreza), ouro (poder) e mirra (sacrifício pelo que estava por vir).

Estrela de Belém – Estrela que guiou os três Reis Magos até o local onde Jesus nasceu.

Velas e Luzes – Significam o brilho de Jesus vindo à festa de Natal.

Presentes – Confraternização e manutenção da amizade.

Cartões de Natal – São cartões onde enviamos mensagens de carinho e votos de que o ano que se inicia venha repleto de coisas boas.

Atividades para se comemorar o Natal

Cartões

Material – Papel color set, Coleção Ecocores: Textura Visual, 21 cores e Papel que se dobra, tesoura, cola branca, cortadores, Tinta Confetti, Crystal Cola Glitter, Brilliant e tesoura.

Modo de fazer:
a)    Recorte retângulos de papel color set verde, dobre ao meio. 
b)    Cartão 01, 02 e 03 – Recorte com cortadores corações, flocos de neve, bolas, anjos, etc e crie sobre os cartões (Papéis Ecocores Textura e cartolinas brancas). Faça os acabamentos com Crystal Cola Glitter.

 

 

c)    Cartão 04 – Faça uma moldura com o papel Ecocores Textura Visual e cole um pinheirinho no centro dela. Faça bolinhas com Crystal Cola Glitter prata.

 

d)    Cartão 05 – Recorte velas com o papel Ecocores Textura Visual. As parafinas foram feitas com cartolina branca, as chamas com cartolina laminada dourada. Passe Tinta Confetti  no restante do cartão. Escreva “Feliz Natal” com Crystal Cola Brilliant vermelha.

d)    Guirlanda 3 – Guirlanda dourada – Corte quadradinhos de Crep Pack ouro, torça cada quadrinho pelo meio e vá colando ao longo do aro encapado. Encape bolinhas de isopor com Crep Pack vermelho de bolinhas brancas. Cole-as na guirlanda. Faça um laço com Crep Pack vermelho de bolinhas brancas e fita e cole na guirlanda.

Objetivos:

a)    Conhecer a história, as tradições e os símbolos natalinos par reforçar os laços culturais e religiosos de um povo.
b)    Trabalhar os valores pertinenetes à data.
c)    Desenvolver habilidades artísticas no desenvolvimento de atividades natalinas.


Conteúdos trabalhados: 
- História do Natal e seus símbolos.
- Valores que o Natal traz à tona.
- Linhas, cores, formas, texturas, sobreposição, bi e tridimensão, medidas, proporção, composição, estética  e harmonia.

Técnicas trabalhadas: Dobradura, Montagem com sucata, Recorte e colagem.

Possibilidades de trabalho:
a)    Converse com seus alunos sobre amizade, cooperação, fraternidade, valores que se sobressaem nessa época do ano.
b)    Fale sobre o Natal e os símbolos alusivos à data.
c)    Fale sobre as cores mais utilizadas no Natal, a troca de presentes e a importância de enfeitar a casa, a escola, o ambiente de trabalho para a chegada do dessa data tão importante do ano.
d)    Sugira a confecção de cartões pra que troquem mensagens de carinho entre os alunos e familiares.
e)    Ensine-os a construir guirlandas para que levem pra casa, coloquem na porta ou no interior da casa para que aguardem a chegada do Natal com muita alegria.
f)    Converse com seus alunos sobre a aprendizagem adquirida com esse projeto pois a criança ao fazer um cartão precisa medir, recortar, colar, compor e combinar formas e cores.
Na guirlanda das caixinhas, por exemplo, ao encapar uma caixinha de fósforos, a criança precisa medir a largura dela, riscar um retângulo que dê a volta toda nela, deixar um centímetro de cada lado para que o acabamento fique perfeito. Tudo isso envolve a aprendizagem de medidas. 
Ao escolher os papéis é interessante a composição das cores, a disposição sobre o aro encapado, o tamanho dos enfeites (caixinhas), enfim, tudo ficará mais delicado e bonito se for bem planejado. 


                                                                                   Ivete Raffa
                                                                       Arte educadora e Pedagoga
                                                                            www.iveteraffa.com.br

Linhas de Produtos: Linha Escolar, Linha Papelaria Tags: Natal, Enfeite, Atividade, Papel, Jesus, Lembrancinha, Vermelho, Cartão, Escolar

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco