#16 - Páscoa

Páscoa

Por volta de 2 a 3 anos de idade as crianças entram no mundo da fantasia onde vivem as bruxas, fadas, Papai Noel e Coelho da Páscoa. 

As escolas infantis, além de trabalharem a fantasia, tradição religiosa e a história, aproveitam essas datas comemorativas para transmitir uma noção de tempo aos seus alunos. A Páscoa, por exemplo, antecede ao Dia das Mães, que por sua vez antecede a Festa Junina.

A Páscoa é uma das datas mais celebradas em todo o mundo. Independentemente de sua origem e seu significado cristão, são as crianças as que mais se divertem nessa época. Elas precisam de festas, não só as festas de aniversário, onde elas são o centro de todas as atenções, mas também as festas coletivas, como o Natal e a Páscoa, quando elas dividem a mesma alegria com outras crianças.

 
 
As crianças costumam ganhar presentes de seus pais, avós e amigos quando fazem aniversário, mas, na Páscoa, elas ficam muito emocionados pois acham que o “Coelhinho da Páscoa” lembrou delas e ainda trouxe um ovo de chocolate. Pras crianças esse fato é inesquecível.

Segundo a lenda, quem trouxe essa tradição para o Brasil foram os alemães. Outra versão é que uma mulher de poucas condições financeiras coloriu alguns ovos e escondeu-os em um ninho. Eles seriam o Presente de Páscoa dos seus filhos. No exato momento em que as crianças acharam os ovinhos, passou um coelho correndo....

Sabemos que o coelho é um dos animais mais férteis que existem, trazendo com eles a ideia de vida nova e abundância. 

Atividades: História da Páscoa com painéis e lembrancinhas. 

Objetivos:
a)    Conhecer a história da Páscoa e os valores trabalhados nessa data.
b)    Desenvolver atividades (painéis) que contem a história da Páscoa.
c)    Fazer lembrancinhas para comemorar a data.

 
A Páscoa é a festa tradicional onde se comemora a ressurreição de Cristo. Mas nem sempre foi assim. Há muito tempo atrás, antes de ser considerada uma das principais festas do cristianismo, a Páscoa comemorava o fim do inverno e a chegada da primavera na Europa.

A Páscoa Cristã tem início na quarta-feira de cinzas, período pós carnaval e termina no domingo de Páscoa. Durante os 40 dias da Quaresma, os cristãos procuram purificar o espírito livrando-se dos pecados. Celebramos sempre no domingo depois da primeira lua cheia da Primavera, com muita alegria, paz e amor.

Dar e receber. Comemorar e agradecer. Momentos que dividimos com quem amamos: nossa família e nossos amigos. 

 

Técnicas trabalhadas: Pintura, recorte, colagem e dobradura (origami).

Conteúdos trabalhados: história da Páscoa, linhas, formas, cores, composição, paralelismo, sobreposição, harmonia, proporção, bi e tridimensão.

Possibilidades de trabalho:
a)    Converse com seus alunos sobre as datas comemorativas e a tradição de comemorá-las.
b)    Fale sobre a Páscoa e os valores que esta data traz. Conte a história dessa data. Divida a sala em grupos e peça que cada grupo represente uma parte da história através de um painel. 
c)    Junte todos os painéis para recontar a história através das imagens.
d)    Socializem com as demais salas a história da Páscoa.
e)    Ensine seus alunos a fazerem coelhinhos, embalagens e painéis para comemorar a data.

 

                                                                                  Ivete  Raffa
                                                                       Arte educadora e pedagoga
                                                                    www.iveteraffa.blogspot.com.br
                                                                                      2014

Linhas de Produtos: Linha Escolar, Linha Papelaria Tags: Atividade, Páscoa, Textura, Ecocores, Papel, Escolar, Aula, Estampa

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco