#45 - Releituras de Livros Infantis - por Ivete Raffa

Releituras de Livros Infantis

Através das histórias infantis as crianças entram num mundo imaginário onde uma xícara vira uma rainha, um bule rei, uma colher um anão, enfim, as coisas viram personagens. Isso tudo aguça a criatividade dos alunos e faz com que eles vão fazendo relações entre as próprias situações que vivem.

Nos dias de hoje, as crianças, não leem quase, não brincam... vivem na frente da televisão, do vídeo game, dos tablets, e isso, muitas vezes, faz com que elas vivam num mundo à parte, geralmente sozinhas dentro dos apartamentos. 

Os contos, as fábulas, as lendas e as histórias que os livros infantis trazem, ao serem lidos, manipulados, observados pelas crianças, realçam um brilho nos olhos proporcionando real desenvolvimento intelectual, sendo assim, sugerimos através desse plano de aula que sejam feitas releituras das histórias através de painéis feitos com os papéis da Novaprint.

Escolhemos três livros da autora Bia Villela, da Editora Moderna. Ela é autora de inúmeros livros voltados aos alunos da Ed. Infantil e Fundamental I (séries iniciais): 

  • O que é que tem no seu caminho? 
  • O que é que tem naquela mata?
  • O que é que tem no seu quintal?

Esses livros levam as crianças a prestarem mais atenção no próprio dia a dia, em tudo que as rodeia, através de personagens feitos com linhas e formas simples mas cheios de significados.

Objetivos:

  • Ler a história que o livro traz, se apropriar dela e, separados em grupos, fazer a história em partes (cada grupo uma parte) que, juntando todas elas, terão a história refeita, reorganizada, recontada. 
  • Utilizando os materiais da Novaprint, técnicas de recorte e colagem, pintura e desenho refazer a história de maneira própria.

Encaminhamento pedagógico:

  • Escolha um dos livros acima, peça que as crianças leiam, observem, conversem sobre a história que ele traz. Qualquer um dos três traz nas imagens e textos uma chamada de atenção das crianças sobre o que eles têm no próprio quintal, o que tem numa mata ou o que elas veem no caminho da casa à escola, da casa ao shopping, a casa da vovó, etc.
  • Fale com os alunos sobre a importância de ficarem atentos a tudo o que os rodeia. No quintal do Pedrinho tem algumas coisas que não terão no quintal de Marina. No quintal de Fernanda terá algumas coisas que não estarão presentes no quintal da professora e assim por diante. Quem mora em apartamento? Não tem quintal... 
  • Divida o livro escolhido em cenas. Divida a classe em grupos de maneira que você tenha o mesmo número de grupos que o número de cenas. 
  • Mostre o material que deverão trabalhar e a partir disso peça que cada grupo crie sua cena. As bases deverão ser todas do mesmo tamanho para que seja possível montar a releitura do livro (livro sanfonado ou espiralado). 
  • Depois que todos terminaram coloque-os em ordem pela sequência das cenas e monte o livro sanfonado ou espiralado.
  • Quando o livro estiver pronto mostre para os alunos e converse com eles sobre o projeto.
  • Elenque com os alunos o que foi trabalhado. Linguagens? Modalidades? Conteúdos, etc.

Atividades criativas

1) O que é que tem no seu caminho?

Releitura: Livro Gigante - O que é que tem no seu caminho?

Materiais: 

  • Bloco Ecocores Moldura A3
  • Bloco Ecocores 21 cores
  • Blocos Ecocores Textura 01, 02 e 03
  • Tempera Guache Acrilex
  • Tempera Guache Neon Acrilex
  • Giz de cera Acrilex
  • Big Canetas Hidrográficas Acrilex
  • Tinta Confetti Acrilex
  • Tesoura e cola (Acrilex)
 

Modo de fazer:

  • Divida a história em partes. Divida a sala em grupos. Dê uma parte da história para cada grupo.
  • Distribua uma folha de papel Ecocores Moldura A3 para cada grupo. 
  • Peça às crianças que observem a parte da história que irão fazer e pensem numa maneira de representa-la através do desenho, pintura, recorte e colagem.
  • Os alunos trabalharão com os materiais acima para representar a parte da história.
  • Peça que além de representarem uma parte do livro, criem uma outra cena de algo que tem no caminho que não está no livro (sugestão: caminho da casa até a escola).
  • Ao final, junte todas as partes na ordem do livro mais as partes novas criadas pelos alunos e faça um novo livro com todos os painéis realizados. 
  • Mande encadernar e compartilhe o resultado com os alunos, a escola e as famílias.

 

2) O que é que tem naquela mata?

Releitura: Livro sanfonado - O que é que tem naquela mata?

 

Materiais: 

  • Bloco Ecocores Molduras
  • Papel Textura Visual A2
  • Bloco Ecocores 21 cores
  • Bloco Ecocores Textura Visual
  • Big Canetas Hidrográficas Acrilex
  • Tempera Guache Neon Acrilex
  • Tempera Guache Metallic Acrilex
  • Tinta confetti Acrilex
  • Acricor Cola Relevo Acrilex
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Lacinhos e lantejoulas

 

Modo de fazer:

  • Mostre aos alunos a capa do livro “O que é que tem naquela mata?” de Bia Villela. Peça que pesquisem sobre os animais, plantas e o que mais pode ser encontrado nas matas. Relacione tudo o que pesquisaram.
  • Depois disso, mostre todas as páginas do livro e abra para comentários.
  • Divida a sala em grupos e distribua os papéis, tintas, pincéis, tesourinhas, colas para que as crianças iniciem as releituras. Você poderá pedir que cada grupo apresente um segundo painel mostrando o que tem na mata que não consta no livro.
  • Ao término dos trabalhos, junte todos os painéis e monte a releitura do livro.
  • Corte cada folha do papel Textura Visual  ao meio e cole dois painéis, um ao lado do outro (meia folha).
  • Faça isso até colar todos os painéis. 
  • Corte tiras de 5cm de largura x 32cm. Dobre ao meio e cole cada as duplas de painéis coladas no Textura Visual (bolinhas brancas em fundo preto) para montar a sanfona.
  • Faça uma capa com a xerox da capa do livro.

 3) O que é que tem no seu quintal?

Releitura: Livro sanfonado - O que é que tem no seu quintal?

Materiais: 

  • 02 Ecotelas 30cmx30cm
  • Bloco Ecocores 21 cores
  • Bloco Ecocores Textura Visual 01, 02 e 03
  • Papel crepom Crep Pack
  • Papel Color Set
  • Giz de Cera
  • Tinta Acrylic Colors Acrilex
  • Tinta confetti Acrilex
  • Acricor cola relevo Acrilex
  • Big Canetas Hidrográficas Acrilex
  • Pincéis
  • Tesoura
  • Cola branca
  • Lacinhos
  • Olhos móveis
  • Lantejoulas

 

Modo de fazer:

  • Recorte no papel Color Set no tamanho das Ecotelas (30x30cm). Cada quadrado será o painel de uma cena do livro. Distribua entre as crianças, um quadrado para cada grupo.
  • Peça as crianças que estudem a cena que vão representar e façam um rascunho num outro quadrado (desenhos).
  • Faça o fundo da cena, por exemplo, se a cena for a representação de árvores e pássaros, as crianças deverão pintar o fundo com azul (céu) ou branco (muro), recortar folhas e colar sobre o fundo. 
  • Depois recortar os pássaros e colar sobre as folhas.
  • Dar acabamento com Tinta Confetti, Acricor cola relevo ou Giz de cera.
  • Finalize fazendo contornos com a Big Caneta Hidrográfica preta e cole os olhos móveis, miçangas, etc.
  • Pinte duas Ecotelas (capa e contra-capa). Numa delas cole uma xerox da capa do livro, na outra cole elementos que apareceram ao longo da história (contra-capa).
  • Corte tiras de papel color set no tamanho 06x30 cm, Dobre ao meio e cole uma metade na primeira Ecotela, a outra metade por trás da primeira cena. Depois cole a primeira e segunda cena, segunda e terceira... até colar todas as cenas. Acole a última cena na outra Ecotela (contra-capa). Você terá o livro sanfonado, releitura do livro O que é que tem no meu quintal?

Conteúdos trabalhados:

  • Literatura infantil, leitura de imagens, leitura, escrita, sequência e atenção.
  • Linhas, formas, cores, proporção, texturas, composição, sobreposição, bidimensão, tridimensão e estética.

Colaboração: Prof. Rosemeire Cinquetti – Praia Grande – SP

 

Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga
www.iveteraffa.blogspot.com.br

 

 

 

Linhas de Produtos: Linha Crep Pack, Linha Crepados, Linha Escolar, Linha Papelaria Tags: escola, arte, aula, iveteraffa, biavillela, colagem, pintura, ecotela, ecocores, texturavisual, 21cores, plano, professores

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco