#47 - Aves e peixes - por Ivete Raffa

Criando animais com formas geométricas

Desenvolver a criatividade simplificando os desenhos a linhas e formas é um jeito de desenhar com mais facilidade. Quando temos as formas prontas em papéis coloridos como é o caso do ECOCORES MULTIFORMAS tudo fica ainda mais fácil. Simplifica com o trabalho dos professores e das crianças. Sendo assim, dando sequência ao Projeto “Animais com formas geométricas” vamos sugerir que sejam construídos os animais “Aves e Peixes”.
 

1) Aves

As aves são animais que apresentam o corpo coberto por penas, possuem bico, um par de patas e um de asas. Nascem a partir de ovos com casca. A femea e o macho são responsáveis pela alimentação dos filhotes, colocando o alimento diretamente dentro de seus bicos. A maioria das aves consegue voar.

Elas são encontradas nos mais diversos ambientes: florestas, desertos, campos, cidades, até em locais muito frios e congelados como os pinguins, por exemplo. Os pinguins e as emas são aves que não conseguem voar, mas os pinguins são excelentes nadadodes e as emas correm com muita facilidade.
As aves que nadam possuem uma membrana entre os dedos e as que permanecem muito tempo em galhos, possuem os dedos bem separados e com grande capacidade de se curvarem. Quanto ao bico, o formato varia muito de acordo com o tipo de alimentação. O beija-flor, por exemplo, se alimenta de substâncias encontradas dentro das flores, chamadas néctar, sendo assim, apresenta bico comprido e fino. Já as araras, que se alimentam, dentre outras coisas, de coquinhos e sementes muito duras, possuem bico curvo e muito forte.

 

Objetivos:

  • Instigar os alunos a conhecer melhor as aves fazendo com que conheçam os hábitos desses animais, o ciclo de vida (reprodução), a relação deles com os humanos, as medidas preventivas e as curiosidades, aumentando dessa forma o seu conhecimento sobre elas.
  • Propor aos alunos que criem os animais estudados utilizando as formas geométricas do Bloco Ecocores Multiformas.

 

Encaminhamento pedagógico:

  • Faça uma pesquisa com seus alunos sobre as aves que conhecem. Pergunte sobre o tamanho delas, formatos, se cantam, como são as penas, como se alimentam, como se reproduzem, quais seus hábitos, onde vivem, etc.
  • Escolha algumas aves, divida a sala em grupos e peça uma pesquisa sobre elas.
    - Hábitos
    - Quantas espécies existem do animal pesquisado? 
    - O animal é útil? 
    - Como se alimenta? 
    - Ciclo de vida – Como se reproduz? 
    - A ave e a relação com os humanos – É um animal dócil? Perigoso? Se perigoso, o que podemos fazer para nos proteger dele?
    - Curiosidades sobre a ave.
  • Peça aos grupos que compartilhem entre si o que levantaram.
  • Peça que procurem várias imagens do animal que pesquisaram e, a partir dessa observação, criem sua ave com as formas destacadas do bloco Multiformas. Sugerimos nesse plano de aula vários deles.
  • Depois de fazerem as diferentes aves, montem um grande painel e cole-as nos seus diferentes habitats, por exemplo: pássaros nas árvores, galinhas no galinheiro ou quintal entre outros.

 

2) Aves com formas geométricas

Materiais:

  • Ecotela 30x40cm
  • Bloco Ecocores Molduras
  • Ecocores Multiformas
  • Bloco Ecocores Textura Visual 1, 2 e 3
  • Bloco Ecocores 21 cores
  • Tinta Acrylic Colors (Acrilex)
  • Cola branca
  • Olhos móveis
  • Canetinhas hidrográficas
  • Pincel
  • Tesoura.


Modo de fazer:

  • Pesquise a ave que irá criar com as formas. Junte várias imagens da ave escolhida. 
  • Escolha as cores e as formas que vai usar. Destaque as formas do bloco Multiformas 
  • Vá juntando as formas para fazer o corpo da ave, depois as asas, orelhas, bico, rabo, etc.
  • Cole as aves no papel Ecocores Molduras ou cole um palito por trás para fazer os fantoches de vara.
  • Finalize com olhinhos móveis ou canetinhas hidrográficas.

    Obs: Ás vezes será necessário cortar ou dobrar alguma forma para compor a ave.

 

3) Peixes

Os peixes fazem parte de um grupo de animais vertebrados aquáticos que se destaca por usa grande diversidade de espécies. Eles possuem características que permitem seu desenvolvimento no ambiente aquático.

Os peixes possuem as brânquias que são os órgãos que permitem a respiração deles. Possuem formato hidrodinâmico que auxilia a movimentação na água. Possuem as nadadeiras que variam de tamanhos e formatos e proporcionam maior equilíbrio dos peixes na água e ajudam a mudança de direção. A nadadeira caudal impulsiona o peixe nos deslocamentos.
Para não afundarem uma vez que possuem a densidade maior do que a da água alguns possuem fígado desenvolvido com grande quantidade de gordura e outros tem bexiga natatória, um órgão hidrostático que permite que o peixe nade para o fundo e par a superfície. Eles possuem eficientes órgãos sensórias que permitem captar movimentos na água e, consequentemente, evitar os predadores.

A reprodução dos peixes varia de grupo para grupo. Nos cartilaginosos, ocorre a fecundação interna mas na maioria dos peixes (ósseos), a fecundação ocorre externamente.

Existem peixes de todos os tamanhos desde os muito pequenos com cerca de 1 cm aos enormes com até 15 metros (tubarão). Existem peixes que vivem em água doce e outros que vivem em água salgada. Eles são extremamente importantes para nossa alimentação.

 

Objetivos:

  • Instigar os alunos a conhecerem melhor os peixes fazendo com que conheçam os hábitos desses animais, como acontece o ciclo de vida, a relação deles com os humanos, as medidas preventivas e as curiosidades, aumentando seu conhecimento.
  • Propor aos alunos que criem os animais estudados utilizando as formas geométricas do Bloco Ecocores Multiformas.

 

Encaminhamento pedagógico:

  • Faça uma pesquisa com seus alunos sobre os peixes. Pergunte sobre tamanhos, formatos, se possuem couro ou escamas, como se alimentam, como se reproduzem, etc
  • Escolha alguns peixes, divida a sala em grupos e peça uma pesquisa sobre eles.
    - Qual é o habitat do peixe pesquisado.
    - Ciclo de vida – Como se reproduz?
    - Pode ser reproduzido em cativeiro?
    - Curiosidades sobre o peixe.
  • Compartilhe o que levantaram.
  • Peça aos alunos que procurem várias imagens do animal que pesquisaram e a partir dessa observação criem o peixe utilizando as formas destacadas do bloco Multiformas. Sugerimos nesse plano de aula vários deles.
  • Depois de fazerem as diferentes peixes, montem um grande painel e cole-as nos seus diferentes habitats (rios / mares).

 

4) Peixes com formas geométricas

 

Materiais:

  • Ecotela 30x40cm
  • Bloco Ecocores Multiformas
  • Bloco Ecocores Textura Visual 1, 2 e 3
  • Bloco Ecocores 21 cores
  • Tinta Acrylic Colors (Acrilex)
  • Cola branca
  • Olhos móveis
  • Canetinhas hidrográficas
  • Pincel
  • ​Tesoura

 

Modo de fazer:

  • Pesquise a ave que irá criar com as formas. Junte várias imagens da ave escolhida. 
  • Escolha as cores e as formas que vai usar. Destaque as formas do bloco Multiformas 
  • Vá juntando as formas para fazer o corpo da ave, depois as asas, orelhas, bico, rabo, etc.
  • Cole as aves no papel Ecocores Molduras ou cole um palito por trás para fazer os fantoches de vara.
  • Finalize com olhinhos móveis ou canetinhas hidrográficas.

    ​Obs: Ás vezes será necessário cortar ou dobrar alguma forma para compor a ave.

 

 

Conteúdos trabalhados:

  • Aves e Peixes – Habitats, Ciclo de vida, Relação do animal com os humanos, Medidas preventivas e Curiosidades.
  • Linhas, formas, cores, proporção, composição, bidimensão e estética.


Observação importante:

Aguardem os próximos planos de aulas pois daremos sugestão da sequência dos animais:

  • ​Animais rasteiros e Animais da floresta
  • Animais domésticos e Animais da fazenda.

 

 

 Colaboração: Prof. Rosemeire Cinquetti – Praia Grande – SP

 

Ivete Raffa
Arte educadora e Pedagoga
www.iveteraffa.blogspot.com.br

 

 

Linhas de Produtos: Linha Crep Pack, Linha Escolar, Linha Papelaria, Linha Trend Tags: escola, arte, aula, iveteraffa, colagem, pintura, ecocores, texturavisual, 21cores, plano, professores, brincadeiras, lumi, infantil, criança

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco