A Vida nos Morros das Grandes Cidades-Ivete Raffa

A vida nos morros das grandes cidades


 

O crescimento populacional nas grandes cidades provoca uma preocupante situação de uso e ocupação do solo em áreas naturalmente de riscos à habitação humana, que é agravado, sobretudo pela constante retirada da mata ciliar, ameaçando a presença da população local em áreas de encostas sujeitas a erosão, assoreamento, enchentes e inundações. 

A ocupação desordenada é resultante da ocorrência de uma conjunção de diversos fatores como a falta de fiscalização por parte das autoridades públicas, que por negligência agem somente após a ocorrência de acidentes com perdas de vidas humanas. Falta planejamento urbano e a população por falta de opção de moradia vai cada vez mais fixando suas casas em locais mais distantes do centro indo morar muitas vezes nas encostas dos morros.

Muitas favelas enfrentam grandes problemas com o crime, o tráfico de drogas e a miséria. Algumas pesquisas foram feitas e mostram que apenas 15% das pessoas que moram nos morros do RJ querem se mudar para outras áreas da cidade. Mais de 90% da população das favelas tem televisão, geladeira, mais de 50% tem DVD e máquina de lavar roupas e 35% já possuem computador.

É preciso que a sociedade enfrente o desafio de resolver de forma segura e ambientalmente equilibrada o problema da ocupação urbana. 

Atividades: Através de atividade de recorte e colagem mostrar a evolução da ocupação dos morros nas grandes cidades do início do século passado até os dias atuais.

Objetivos:
a)    Refletir sobre a vida nos morros das grandes cidades em relação à saúde, moradia, qualidade de vida, transportes, violência, etc.
b)    Mostrar a ocupação dos morros desde o início do século passado até os dias atuais através de atividades artísticas (recorte e colagem).

1 – Evolução da ocupação dos morros nas grandes cidades

Desenvolvimento do trabalho:
a)    Mostre aos alunos algumas obras da Tarsila do Amaral que mostram o início da ocupação dos morros (O Mamoeiro), Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) e pergunte aos alunos o que eles acham que aconteceu no início do século passado que fez com que as pessoas começassem a procurar os morros para morar.

 
“O Mamoeiro” – Tarsila do Amaral – 1924
 
“EFCB” – Tarsila do Amaral - 1925

b)    Peça que pesquisem o assunto. 
c)    Na aula seguinte, faça uma roda de conversa e peça que os alunos exponham o que pesquisaram.
d)    Converse sobre os morros mostrados nas telas de Tarsila e nas fotos dos morros hoje. Façam uma comparação. Peça que falem sobre o aumento das moradias e pessoas que moram nos morros. Converse sobre a qualidade de vida que essas pessoas têm.
e)    Fale sobre os tipos de moradias, o transporte (como chegar até o local que moram?), a água (como é esse abastecimento?), a luz (como chega até o ponto mais alto do morro?), a saúde (quando alguém fica doente, qual o procedimento?), o comércio (será que encontram tudo para comprar nos morros?), as escolas (será que atendem a todos os moradores?), faculdades?  Bancos ? a violência?, como se divertem?, enfim, elenque com as crianças todos os assuntos que envolvem a vida das pessoas que moram nos morros. 
f)    Fale sobre o que acontece atualmente pois grande parte dos moradores não deixaria o morro para viver na parte plana da cidade e pergunte aos alunos porque eles acham que isso acontece.
g)    Depois de todas essas reflexões divida a sala em quatro grupos e peça que cada grupo represente o mesmo morro em diferentes épocas, por exemplo: 1900, 1940, 1980 e dias atuais, conforme sugestão abaixo.
h)    Compartilhe com as outras salas e reflitam sobre o projeto.

Material:
a)    Bloco de papéis Ecocores 21 cores, tampas de pizza (círculos de papelão), Tinta Acrylic Colors da Acrilex, Pincel ref. 054 nº 08, tesoura e Cola branca.

Modo de fazer:
a)    Todos os grupos deverão pintar o fundo: mar, morro e céu no círculo de papelão (tampa de pizza) com a tinta Acrylic colors da Acrilex (técnica pintura chapiscada ou deslizada).
b)    O primeiro grupo representará o morro em 1900 quando ainda estava coberto de vegetação. Com os papéis Ecocores 21 cores (tons verdes) recorte as árvores e cole sobre o morro. 

c)    O segundo grupo representará o morro em 1940 onde o homem já havia construído algumas casas, derrubado algumas árvores e já ocupava o morro.
Recorte árvores, faça casas e coloque nas áreas onde as árvores foram derrubadas.

d)    O terceiro grupo representará o morro em 1980 quando as casas já se multiplicavam e a ocupação nos morros das grandes cidades já era bem grande.
Recorte as árvores, o chão (partes conde as árvores foram cortadas) e as casas.

e)    O quarto grupo representará o morro nos dias atuais onde as casas ocuparam totalmente o morro e a vegetação desapareceu. Aqui aparecem pouquíssimas árvores, o morro está totalmente coberto pelas casas.


 
Conteúdos trabalhados: 
- Linhas, formas, cores, proporção, sobreposição, bi dimensão, estética e composição plástica.
- História do Brasil – Ocupação dos morros: moradia, qualidade de vida, saneamento básico, violência, etc.
- Reciclagem – Aproveitamento de materiais.

Técnicas trabalhadas: Pintura, Recorte e Colagem.


                                                                                  Ivete Raffa
                                                                      Arte educadora e pedagoga
                                                                   www.iveteraffa.blogspot.com.br

Onde Comprar?

http://www.kalunga.com.br/prod/bloco-ecocores-110gr-a3-c-21-cores-sortidas-novaprint/520085?utm_source=novaprint&utm_medium=site&utm_campaign=NovaPrint

Linhas de Produtos: Nenhuma linha utilizada Tags: Plano de Aula, Dicas, Educação, Professores, Escola, Pedagógico, Colégio, Ivete Raffa, Tarcila do Amaral, Novaprint, Papéis, Papel Crepom, Ecocores, Textura, Bloco Escolar

Rua João Batista Nogueira, 728 - Nova Cumbica - Guarulhos - SP

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco