Literatura Infantil – Ivete Raffa

Literatura Infantil – “O Mundinho” (Ingrid Biesemeyer Bellinghausen)

EDITORA DCL - DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO

.

Ela gosta de trabalhar com diversos materiais expressivos brincando com as formas, as cores e contrastes. Possui mais de 50 livros direcionados às crianças onde ela escreve e ilustra sempre procurando fazer com que elas reflitam sobre o papel que ocupam no mundo e busquem soluções para que tenham um planeta sustentável onde a flora, a fauna e os seres humanos se respeitem em convivam em harmonia.

Ingrid faz oficinas de artes com crianças nas escolas trabalhando com os temas abordados nos seus livros. Eles podem ser adquiridos na Livraria Cultura e Livraria da Vila tanto nas lojas como pelo site e todos os meses ela faz sorteios de alguns livros para as professoras que entrarem em contato pelo site www.ingridautora.com.br ou pelo facebook.

Alguns livros de sua autoria:
- O Mundinho
- O mundinho sem bulling
- As formas do mundinho
- Um mundinho para todos
- O mundinho azul
- Um mundo de paz
- De mãos dadas
- O que começa com...
- 1, 2, 3: era uma vez...
- As famílias do mundinho
- Os animais do mundinho
- O mundinho de boas atitudes
- Vamos abraçar o mundinho
- O trânsito no mundinho
- Brincadeiras no mundinho
- Chapeuzinho vermelho
- Os três porquinhos
- De olho na Amazônia
- Fábulas encantadas, entre outros.

A sugestão nesse projeto é trabalhar o livro “O Mundinho” abordando a leitura, a escrita, a reflexão sobre o meio ambiente. 


Atividade: Ler a história e reescrever através de quadros com recorte e colagem.

Objetivos:
a)    Conhecer a obra, refletir sobre os valores e as responsabilidades que devemos ter com o meio ambiente, trabalhar a leitura e escrita e, utilizando a técnica de recorte e colagem, refazer a história de forma criativa.
b)    Montar um livro de imagens com a história.

 


O Mundinho

A obra criada por Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, conta a história de um mundo que vive no espaço. Nele a natureza convive em perfeita harmonia (flores, árvores, pássaros, peixes e demais animais).
Um certo dia apareceu um ser humano no mundinho, todos olharam assustados mas o mundinho o recebeu de braços abertos. Depois vieram outros seres humanos, outros, outros e, o mundo os recebia amavelmente até que o mundinho começou a ficar muito triste porque os homens estavam destruindo as florestas, poluindo rios, lagos e ar. Isso fez com que as plantas e os animais fossem diminuindo, diminuindo....e a situação foi ficando cada vez pior. Um dos homens reuniu os demais e disse: ”Precisamos preservar esse mundo para que possamos continuar vivendo nele”. Todos concordaram e se arrependeram do que faziam uma vez que cada um pensava em si próprio.
Assim, a partir daquele dia todos começaram a cuidar do meio ambiente e da harmonia entre todos os seres, dessa forma o Mundinho ficou muito feliz.

Material: Papel Ecocores 21 cores, Papel Ecocores Textura, Bloco Criativo, Papel Lumi, cola branca, tesoura, Crystal cola da Acrilex e cortadores em formato de animais, peixes e flores.

Modo de fazer:
a)    Divida os alunos em grupo. Divida a história em partes, tantas partes quanto o número de grupos. 
b)    Sorteie as partes da história, cada grupo deverá representar um pedaço da história.
c)    Defina o tamanho da base, se for Ed. Infantil deverá ser feito em cartolina, Ed. Fundamental pode ser feito no tamanho A3 ou A4.
d)    Peça às crianças que leiam, interpretem a parte da história que vão representar e recortem os personagens, árvores, flores, pássaros, etc. Para isso utilizem os papéis sugeridos acima. Diga-lhes para ir colocando os elementos sobre a base, só depois de tudo recortado é deverá ser colado. Faça os acabamentos com Crystal cola. 
e)    Coloque os quadros na sequência para representar as partes da história.

Conteúdos trabalhados: cores, linhas, formas, bidimensão, sobreposição, sequência, contraste e equilíbrio.  

Técnicas trabalhadas: Recorte e colagem

Possibilidades de trabalho:
-    Leia o livro “O Mundinho” pausadamente e mostre as ilustrações. A cada parada converse com seus alunos sobre o que foi lido.
-    Fale sobre a necessidade de termos atitudes de preservação do meio ambiente para termos qualidade de vida e um mundo sustentável.
-    Elenque junto com seus alunos as mudanças de comportamento que devem ser praticadas para a preservação do planeta.
-    Façam o “Dia da Conscientização da Preservação do Meio Ambiente”. Preparem alguma atividade (lembrancinha) que junto com as mudanças de comportamento (folha impressa), deverá ser entregue à comunidade neste dia.
-    Escolham um dia do mês para avaliar esse compromisso firmado pela classe.
-    Sente com os alunos e peça que relatem o que aprenderam durante a atividade desde a leitura inicial do livro até a montagem das partes da história.
-    Sugira que leiam outros livros dessa autora.


                                                                                        Ivete  Raffa
                                                                            Arte educadora e pedagoga
                                                                             www.iveteraffa@uol.com.br

Linhas de Produtos: Nenhuma linha utilizada Tags: Plano de aula, Ivete, Oficina, Recorte, Colagem, Papel, Ecocores, Estampado

Rua João Batista Nogueira, 728 - Nova Cumbica - Guarulhos - SP

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco