Natal na Escola - Ivete Raffa

Natal na escola – Árvores de Natal – Pinheirinho

Resultado de imagem para christmas

O Natal acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro onde se comemora o nascimento de Jesus, figura central do cristianismo.

 

Hoje, o verdadeiro sentido do Natal é a união, a fraternidade, a amizade, o companheirismo, perdão, paz, fé, enfim, sentimentos de amor.

 

Existem muitos símbolos natalinos, veja alguns deles abaixo:

 

- Árvore de Natal – Na tradição cristã simboliza vida, paz, esperança e alegria.

- Presépio – Simboliza o momento e o ambiente que Jesus Cristo nasceu.

- Papai Noel – Representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal.

- Estrela – Guiou os três Reis Magos até o local de nascimento do menino Jesus.

- Sinos de Natal – representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.

- Guirlanda – usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.

 

Objetivo: Escolhendo o símbolo natalino “Árvore de Natal”, criar atividades com diferentes materiais da Novaprint, trabalhando sentimentos e conteúdos artísticos.

 

 

Árvore de Natal – Pinheirinho

 

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.

 

O costume de enfeitar árvores de Natal é comum no mundo inteiro entre católicos, protestantes, ortodoxos e mesmo por ateus ou agnósticos.

 

Atividades: Enfeites natalinos.

 

Objetivo: Escolhendo o símbolo natalino “Árvore de Natal”, criar atividades com diferentes materiais expressivos para comemorar a data.

 

Materiais:  Ecotelas, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura Visual, Bloco Ecocores Papel que se Dobra, Papel Seda Pack, Papel Crep Pack (Novaprint), tesoura, Cola branca, Crystal Cola, Cola Gliter, Tinta Confetti, Tinta Acrylic Colors, tela (Acrilex), fitas, cordão, cartolina dourada e furadores em formato de estrela, círculo e flocos de neve.

 

Cartão de Natal

 

Modo de fazer:

a)    Corte retângulos de papel Ecocores Textura Visual no tamanho 22 x 16, dobre ao meio. Cole retângulos de papel Ecocores 21 cores para fazer a frente do cartão.

b)    Corte triângulos de papel Ecocores Textura Visual (copa das árvores) e trapézios (vasos). Cole as árvores na frente do cartão e finalize com Cola Glitter, Crystal Cola e lacinhos de fita.

 

Árvore de Natal

 

 

Modo de fazer:

a)    Corte um quadrado de papel Ecocores 21 cores. Dobre na diagonal. Faça cortes paralelos e cole a ponta da direita ao centro, em seguida, a ponta da esquerda ao centro... até formar a árvore.

b)    Cole bolinhas de papel crepom, estrela dourada, base (vaso) e laço para finalizar a árvore. Faça muitas árvores para decorar a árvore de Natal da escola ou uma grande para parede ou porta. Se colocar um palito de churrasco por trás, você pode espetar num panetone, bolo, vaso, etc.

 

 

Pinheirinhos coloridos

 

 

Modo de fazer:

a)    Pinte uma tela com Acrylic colors.

b)    Rasgue pedaços de papel Seda Pack de várias cores e cole sobre papel branco (Ecocores 21 cores).

c)    Recorte triângulos (copa dos pinheiros) e retângulos (tronco). Cole sobre a tela pintada. Com cortadores recorte estrelas e cole no topo das árvores. Finalize com Cola gliter prata.

 

Árvores sobre a Ecotela

 

 

Modo de fazer (lado convexo):

a)    Pinte a Ecotela com Tinta Acrylic Colors branca.

b)    Recorte triângulos em cartolina ou papelão em tamanhos diferentes, encape com os papeis Crep Pack (estampas de animais). Cole sobre a Ecotela. Cole os troncos e as estrelas douradas.

c)    Rasgue papel Ecocores Textura Visual e cole sobre a Ecotela (chão).

d)    Finalize com Tinta Confetti e Cola Gliter.

 

 

Modo de fazer (lado côncavo):

a)    Faça bolinhas de papel crepom dourado (Crep Pack) e cole na Ecotela pintada formando a árvore.

b)    Cole o tronco e a estela cortada com cortador de papel.

c)    Finalize com Crystal cola dourada e Tinta Confetti.

 

Árvore vazada

 

 

 

 

Modo de fazer:

 

  1. Dobre uma folha do papel Ecocores 21 cores ao meio (a cor que você escolher). Desenhe metade de um pinheiro e, dentro dele, desenhe outro pinheiro. Recorte. Recorte novamente a parte interna, seu pinheiro ficará vazado.
  2. Cole por trás papel Ecocores Textura Visual (várias estampas, um pedaço de cada ou uma estampa só). Cole outra árvore vazada por trás para dar acabamento.
  3. Recorte com vazadores as “bolas” e os “flocos de neve”. Cole sobre a árvore. Decore com Cola glitter dourada.
  4. Cole uma estrela dourada na parte superior e um laço feito com papel crepom Crep Pack na parte inferior para finalizar seu trabalho.

 

Sacola decorada com Árvores de Natal

 

 

Material:

a)    Com papel Ecocores 21 cores faça a sacola seguindo os passos abaixo.

b)    Recorte meio círculos e dobre para fazer as árvores conforme fotos abaixo.

c)    Cole as árvores sobre a sacola pronta.

d)    Finalize colando as estrelas e faça o chão com Cola glitter.

 

Sugestão de trabalho:

  1. Converse com seus alunos sobre os sentimentos e valores que afloram no Natal. Fale dos símbolos natalinos e o significado deles.
  2. Escolhendo o tema “Árvore de Natal” proponha atividades para decorar a escola, casa ou ambiente escolar ao mesmo tempo que se trabalhe os conteúdos de arte.
  3. Ao final das atividades reúna seus alunos e converse sobre o que foi trabalhado durante a execução das atividades natalinas.

 

Conteúdos trabalhados: cores, linhas, formas, bidimensão, tridimensão, texturas, sobreposição, proporção, simetria, volume, paralelas, perpendiculares, ângulos, contraste, estética, equilíbrio e sentimentos.

 

Técnicas trabalhadas: Pintura, Recorte e Colagem

 

 

Ivete Raffa

Arte educadora e pedagoga

www.iveteraffa.blogspot.com.br

Linhas de Produtos: Nenhuma linha utilizada Tags: Natal, Ivete Raffa, Ecocores Textura Visual, Bloco, Papéis, Atividade Escolar, Dica de Cartão de Natal, Ecocores, Decoração Natal

Rua João Batista Nogueira, 728 - Nova Cumbica - Guarulhos - SP

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco