O Natal na Escola / Ivete Raffa

O Natal na Escola

No mundo inteiro, cerca de 2 bilhões de pessoas comemoram o Natal em 25 de dezembro e o maior e melhor motivo de todos é a chance de reunir sua família. Chamar aqueles parentes que moram longe, unir com o que estão sempre por perto e aproveitar a noite e o dia. Conversar sobre assuntos diversos, contar histórias antigas, relembrar momentos... Apertar a mão do vizinho, abraçar e beijar um ente querido, curtir sua família! Afinal, o que existe de melhor do que ter todos aqueles que nos amam e que nós amamos por perto? Matar as saudades e se divertir! E além disso, você consegue reunir todos a mesa, algo que não acontece todos os dias com toda a sua família! Aconteceram brigas durante o ano? Essa é a chance de pedir desculpas e esquecer essas brigas!

Existe coisa mais bonita do que ver as casas enfeitadas para o Natal? Aquelas luzinhas, os enfeites, e claro, a mais importante, a árvore. É   incrível ver as casas entrando no espírito natalino, sendo enfeitadas por dentro e por fora. O mais importante é perceber que a decoração de Natal traz alegria para dentro das casas, deixa os olhares mais bonitos... É uma beleza que começa de fora e passa a ser sentida por dentro de nós.

Natal também serve para fazermos o bem para todos. Não só para aquelas pessoas próximas de nós, mas também escolher alguém que não possui os mesmos privilégios que você e presenteá-la! Com certeza você conhece alguém que está precisando muito de uma roupa nova, um tênis novo, mas que não tem condições de comprar. Ou então, alguém que só precisa de um abraço, uma palavra amiga! Seja como for, estenda todo o seu amor nesta data especial!

Natal na escola
As datas comemorativas mais importantes do ano costumam ser bastante celebradas nas escolas, dentre elas está o Natal. Além de promover a integração entre os estudantes, a comemoração do Natal na escola pode ser um momento importante para que os professores ensinem aos alunos o significado do Natal, que vai muito além dos presentes.

Como a maioria das crianças adora o Natal e vive essa data com muita intensidade, é uma oportunidade grande para que elas aprendam um pouco mais sobre os símbolos do Natal e pratiquem os valores que afloram nessa época. Ao fazer enfeites para a decoração da árvore ou da escola, cartões, enfeites de porta, etc, percebemos que as crianças ficam eufóricas, alegres e trabalham bastante no coletivo.


Atividades / Objetivo:  Enfeites para decoração de porta, árvore, parede, cartões, entre outros com o objetivo de aguardar a chegada do Natal de forma colorida, alegre e fraterna.

Enfeite de porta – Bolas tridimensionais


Material: Bloco Ecocores Textura Visual, cartolina branca, fitas, fios prateados ou dourados, cola branca e tesoura.

Modo de fazer:
a)    Para cada bola corte 8 círculos iguais sendo 4 na cartolina branca e quatro no Papel Ecocores Textura Visual (estampas diferentes de preferência).
b)    Dobre cada círculo ao meio e cole a metade do primeiro círculo com a metade do segundo, a metade do segundo com a metade do terceiro. Faça dessa forma até juntar os oito círculos. Antes de colar a última metade à primeira metade para fechar a bola, cole ou prenda com fita adesiva um pedaço de fio prateado ou dourado.
c)    Junte algumas bolas, coloque um laço e prenda na porta ou parede.

Sugestão: você pode fazer com essa técnica: bolas, sinos, velas, boneco de neve, árvore de natal e anjos.

Enfeite de porta – Bota

Material:  Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, tesoura, cola, laço, papelão e canetinha preta.

Modo de fazer - Bota:
a)    Recorte uma bota no papel Ecocores 21 cores e os detalhes (presentes) em papel Ecocores Textura. Cole os lacinhos nos presentes. Cole os presentes em cima da bota e, na ponta, coloque o papel Ecocores Textura.
b)    Cole o Ecocores branco (algodão) na parte superior da bota e, por cima, um laço. Finalize com pespontos feitos com canetinha preta.
c)    Cole uma bota de papelão por trás para dar firmeza.

Enfeite de porta – Mini cartões

Material:  Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura, tesoura, cola, laço, cortador em formato de flocos de neve, papelão e canetinha preta.

Modo de fazer:
a)    Cartões: Corte retângulos no papel Ecocores Textura Visual verde xadrez e retângulo no Ecocores 21 cores verde. Cole-os sobre um retângulo de Ecocores 21 cores vermelho.
b)    Recorte flocos no Ecocores 21 cores branco e cole sobre o trabalho. 
c)    Faça os símbolos do Natal em papel (Papai Noel, Boneco de neve, sinos, velas, anjos e outros) e cole sobre os cartões.
d)    Cole o trabalho no papelão Paraná para dar firmeza. Pendure na porta ou parede.
Enfeite de porta – Círculo de MDF

Material:  Círculo de MDF 3mm, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Criativo e Textura Visual, cortadores em formato de floco de neve e bolinhas, Cola Glitter (Acrilex) prata,Tinta Acrylic Colors (Acrilex) azul e branco, pincel, cola branca, tesoura e stras.

Modo de fazer:
a)    Pinte o círculo de MDF 3 mm com a Tinta Acrylic colors azul e branco.
b)    Recorte boneco de neve, árvores, casinhas (uma cena natalina) e cole sobre o círculo pintado.
c)    Corte flocos de neve e bolinhas coloridas para as árvores e cole sobre o trabalho. Cole os stras.
d)    Faça um laço de fitas e cole na parte superior do enfeite.
e)    

Cartões Natalinos

 

 

Material: cartolina branca, papel Color Set vermelho, verde, Bloco Ecocores Textura Visual, Bloco Papel que se dobra, cortadores com temas natalinos, tesoura de corte reto, tesouras de cortes sinuosos, stras, Cola Glitter e Crystal Cola (Acrilex) e cartolina dourada.

Modo de fazer:
a)    Corte retângulos em cartolina branca ou papel Color Set vermelho. Dobre-os ao meio.
b)    Nos cartões de fundo branco recorte retângulos nos papéis Ecocores 21 cores (tesoura para cortes sinuosos) e cole na frente dos cartões. Recorte árvores nos papéis Ecocores Textura Visual e cole sobre os retângulos. Recorte anjinhos com cortadores e cole nas árvores. Cole uma estrela feita em cartolina dourada e finalize com Cola Glitter da Acrilex.
c)    Cartões de fundo vermelho. Recorte presentes e motivos natalinos e cole na frente do cartão (papéis Ecocores 21 cores e Ecocores Textura).  Decore com fitas e Crystal Cola Glitter da Acrilex.  Para a árvore use o papel Ecocores papel que se dobra. Dobre o papel e corte a árvore. Corte linhas paralelas inclinadas na dobra da árvore. Abra a árvore e rebata os recortes.


Painéis Natalinos

 

Material: Bloco Ecocores Moldura, Ecocores Textura Visual e Ecocores 21 cores, Big Canetas Hidrográficas, Tempera Guache, Lápis de Cor, Crystal Cola e Cola Glitter (Acrilex), olhos móveis e tesoura.

Modo de fazer:
a)    Boneco de Neve – Pinte com guache azul e branco o fundo do papel Ecocores Moldura. Com o topo do pincel faça as bolinhas brancas (neve) e com Cola Glitter faça a vegetação sobre a neve. Cole os elementos (boneco de neve, rena, árvore); com as Big Canetas Hidrográficas faça os detalhes de olhos, boca, etc. Com Crystal Cola faça pinguinhos sobre a árvore (bolinhas).
b)    Árvore colorida – Crie um desenho no papel Ecocores Moldura. Pinte com lápis de cor, contorne com a Big Caneta Hidrográfica preta. Recorte estrelas em papéis Ecocores 21 cores e Textura Visual.
c)    Árvore texturizada – Coloque guache verde num prato. Coloque um garfo sobre o guache e vá decalcando sobre a cartolina para texturizar. Depois de seco corte uma árvore. Cole sobre o papel Ecocores Moldura. Com Crystal Cola faça a parte inferior e com Cola Glitter os raios da estrela. Cole bolinhas vermelhas sobre a árvore. Cole um laço no vasinho para finalizar.

Presépio na Ecotela

Material: Ecotela (parte côncava), Bloco Ecocores 21 cores (preto), papel de seda, cortador de papel em formato de estrela, Acrylic Colors preta, pincel, tesoura, cola bastão da Acrilex.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela com a Tinta Acrylic Colors preta. Espere secar.
b)    Antes de montar, recorte formas geométricas em papel de seda e, com cola bastão cole-os na parte côncava da Ecotela.
c)    Recorte as silhuetas do Presépio em papel Ecocores preto e cole sobre o mosaico de papel de seda. Recorte estrelinhas com os furadores e cole no céu para finalizar.

Presépio na Ecotela

  
 

Material: Ecotela (parte convexa), cartolina branca, papel de seda, Crystal Cola glitter prata e Tinta Confetti (Acrilex), tesoura, cola branca e cola bastão.

Modo de fazer:
a)    Recorte várias formas geométricas em papel de seda. Cole-os sobrepondo algumas partes sobre um pedaço de cartolina. Use a cola bastão. Fica um mosaico de papel.
b)    Recorte os personagens do presépio no mosaico de papel. Cole-os com cola branca sobre a Ecotela pintada com a Crystal Cola preta. Com as sobras faça o chão do presépio.
c)    Depois que as partes estiverem coladas e secas faça os contornos com Crystal Cola glitter da Acrilex e, no céu, passe a Tinta Confetti.
d)    Monte a Ecotela, você terá dois presépios um na parte côncava e outro na parte convexa.

 

Encaminhamento do trabalho:
a)    Fale com os alunos sobre o Natal, os valores que as pessoas devem ter e praticar todos os dias, a necessidade de se fazer um balanço de tudo o que aconteceu no ano, coisas boas e coisas ruins. Onde podemos melhorar? O que podemos traçar para o novo ano que se inicia.
b)    O Natal traz à tona a socialização, confraternização entre as pessoas e o sentimento de amizade então proponha às crianças que se harmonizem com algum amiguinho que brigaram durante o ano.
c)    Ensine-os a fazer cartões, enfeites de parede, de árvore e decore a sala, a escola, deixe-os levar pra casa alguns enfeites pra que o espírito natalino que está acontecendo dentro da escola aconteça também, dentro da casa de cada um.
d)    Com a sala toda enfeitada, ensine-os a cantar músicas natalinas e proponha uma confraternização entre todos.
e)    Se possível, combine com os alunos (convide algumas mães) e façam um pic nic numa casa de repouso ou creche. Leve lembrancinhas feitas pelas crianças para as crianças ou velhinhos.

Técnicas trabalhadas:
- Pintura, montagem tridimensional, recorte e colagem

Conteúdos trabalhados:
- Valores: harmonia, amizade, confraternização, amor, perdão, esperança entre outros.
- Linhas, formas, cores, proporção, sobreposição, bi e tri dimensão, volume, planos e perspectiva.

Obs: Participação – Rosimeire Cinquetti – Praia Grande – SP.

                                                                                     Ivete Raffa
                                                                          Arte educadora e Pedagoga
                                                                                  Novembro 2015
                                                                       http://iveteraffa.blogspot.com.br/

Linhas de Produtos: Nenhuma linha utilizada Tags: Ivete Raffa, Plano de Aula, Natal, Atividades, Papel, Textura, Ecocores, Pedagógico, Novaprint, Aula, Professores

Rua João Batista Nogueira, 728 - Nova Cumbica - Guarulhos - SP

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco