O Reino das Borboletas Brancas / Ivete Raffa

Literatura Infantil – “O Reino das Borboletas Brancas”



O livrinho “O reino das borboletas brancas” de Marli Assunção Gomes Pereira, da Ed. Paulinas trás a história de uma borboletinha que nasceu num reino onde tudo era branco: flores, casas, árvores, etc. 
Ela aprendeu a voar e, num belo dia, voou, voou e foi num lugar além daqueles que estava acostumada. Esse novo lugar era lindo, cheio de flores coloridas.... ela ficou tão encantada que aproximou-se de uma flor azul e lhe deu um terno beijo. A flor azul por sua vez nunca era admirada, achavam que as mais belas eram as vermelhas, amarelas, laranjas... A emoção foi tamanha que ela, em agradecimento, derrubou uma gotinha de orvalho (lágrima) sobre uma das asinhas da borboleta.
A borboletinha voltou para o reino com a asinha manchada o que fez com que as ministras fossem falar com a rainha... queriam expulsá-la do reino. 
A rainha foi com várias outras borboletas até o local apontado pela pequena borboleta. Chegando lá, se encantaram com o que viam, flores de todas as cores. Beijaram uma, outra, outra, enfim, foi uma festa. Quando voltaram estavam todas as asas coloridas, muitas delas tinham três ou quatro cores nas suas asas.
Conclusão: o reino que era das borboletas brancas foi extinto e, no lugar dele, surgiu um novo reino, o Reino das Borboletas Coloridas.

Atividades: Ler a história e recriá-la com diferentes possibilidades de materiais e técnicas.

Objetivos:
a)    A partir do conhecimento da história “O Reino das Borboletas Brancas”, propor uma reflexão sobre o respeito que devemos ter com todos que nos cercam e a importância de aceitarmos as diferenças que existem entre todos os seres.
b)    Desenvolver a leitura e a escrita. 
c)    Criar com estilo próprio o Reino das Borboletas Coloridas.

Sugestão 01

Material: ¼ de cartolina ou papel cartão, Coleção Ecocores 21 cores (tons de verde), Coleção Ecocores Textura Visual, Crystal cola da Acrilex Brilliant preta, ouro e branca, cola branca e tesoura.

Modo de fazer:
a)    Faça recortes na Coleção Ecocores 21 cores (tons de verde) e cole sobrepondo as partes na cartolina.
b)    Recorte retângulos de Coleção Ecocores Textura Visual, dobre ao meio, desenhe meia borboleta e recorte. Abra e cole as borboletas sobre a base verde.
c)    Faça os detalhes das borboletas com a Crystal cola Brilliant preta e, com a ouro e branca, faça as florzinhas.


Sugestão 02

Material: ¼ de cartolina branca ou azul claro, Papel que se dobra, papel Colorset preto, cola branca e tesoura.

Modo de fazer:
a)    Recorte várias ovais no “Papel que se dobra” (tons de verde). Cole na parte inferior da cartolina branca ou azul claro. Dobre as pontas para aparecer a outra cor. Recorte mini ovais (vermelho e rosa) e cole sobre os verdes.
b)    Recorte duas ovais maiores e duas menores para cada borboleta. Cole, dobre as pontas (asas da borboleta). Recorte no Colorset preto o corpinho das borboletas e cole sobre as asas.
c)    Recorte as nuvens, faça recortes e rebata para aparecer a outra cor. Cole.
d)    Faça uma moldura no papel Colorset preto e cole para dar melhor acabamento ao trabalho.

Sugestão 03

Material: ¼ de papel Colorset preto, Coleção Ecocores Lumi, Crystal cola Brilliant branca, cortadores em formato de flores, cola branca, tesoura e pincel ref. 054 nº 08.

Modo de fazer:
a)    Recorte ¼ de papel Colorset preto. Com o pincel de cerdas duras e Crystal cola Brilliant branca faça manchas sobre o papel.
b)    Recorte borboletas na Coleção Ecocores Lumi e cole sobre a base. Recorte o Coleção Ecocores Lumi verde e cole na parte inferior. 
c)    Recorte florzinhas com os cortadores e cole sobre a grama. 
d)    Faça os miolinhos das flores e corpinhos das borboletas com a Crystal cola Brilliant branca da Acrilex.

Sugestão 04

Material: Ecotela, Coleção Ecocores Lumi, Coleção Ecocores 21 cores, Tinta Acrylic colors, Crystal cola Glitter prata, Brilliant vermelha, cola branca, cortadores em formato de flores e borboletas e pincel ref. 054 nº 08.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela com a Tinta Acrylic colors da Acrilex. Monte a Ecotela seguindo os passos no verso da embalagem. 
b)    Recorte flores e borboletas nos papéis: Coleção Ecocores 21 cores, Coleção Ecocores Textura e Coleção Ecocores Lumi (cortadores em formato de flores e borboletas). Cole na Ecotela (parte convexa).
c)    Faça os detalhes com a Crystal cola Glitter prata e Brilliant vermelha.

Sugestão 05


Material: Ecotela, Papel Crep Pack, Tinta Acrylic colors, Crystal cola Brilliant preta e vermelha, Guache Metallic (azul e branco), tesoura, cola branca e pincel ref 054, nº 08.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela com a Tinta Acrylic colors da Acrilex. Monte-a seguindo os passos no verso da embalagem. 
b)    Pinte a Ecotela (parte côncava) com Guache Metallic da Acrilex (azul e branco). Rasgue pedaços de papéis Crep Pack (verde) e cole para fazer as montanhas, vegetação rasteira, etc.
c)    Recorte duas ovais de papel Crep Pack (cores e estampas diferentes). Franza no meio e monte a borboleta. Cole sobre a Ecotela.
d)    Pinte a Ecotela (verso) com a Tinta Acrylic colors e, depois de seca, monte-a seguindo os passos no verso da embalagem.
e)    Faça os acabamentos com Crystal cola da Acrilex.

Sugestão 06

Material: Ecotela, Papel Seda Pack, Lápis de cor Aquarelável, Tinta Acrylic colors, pincel ref. 054, nº 08, Crystal cola Brilliant verde, cola branca e tesoura.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela com o Lápis de Cor Aquarelável (parte côncava). Aquarele seguindo as instruções da embalagem e Tinta Acrylic colors (parte convexa).
b)    Recorte as borboletinhas (asas) no papel Seda Pack (duas para cada borboleta – uma maior e outra menor com estampas diferentes).
c)    Franza no meio e cole sobre a Ecotela. Torça uma tirinha de crepom e faça o corpinho e antenas. Cole sobre as borboletas.
d)    Com a Crystal cola Brilliant verde faça as plantas. Corte quadradinhos de Seda Pack, dobre na diagonal, dobre mais duas vezes e faça as tulipas. Cole sobre as plantas.
e)    Monte a Ecotela conforme instruções da embalagem.

 

Possibilidades de trabalho:
a)    Leia a história para os seus alunos pausadamente. Ao término da leitura pergunte às crianças o que acharam do que ouviram. 
b)    Converse com elas sobre as diferenças que existem entre as pessoas e a importância de aceitá-las como elas são.
c)    Converse sobre o respeito que deve existir entre os seres humanos e as atitudes que devemos ter frente às diversidades.
d)    Proponha aos alunos que criem o “Reino das Borboletas Coloridas” utilizando diferentes tipos de papéis e técnicas.
e)    Peça que escrevam a história. Escolha um dos textos aleatoriamente e faça a correção na lousa com a participação de todos os alunos.
f)    Ao final, converse sobre o que aprenderam com esse trabalho.

 

Conteúdos trabalhados: cores, linhas, formas, bidimensão, tridimensão, texturas, sobreposição, contraste, estética e equilíbrio.  

Técnicas trabalhadas: Pintura, Recorte e Colagem.


                                                                                 Ivete  Raffa
                                                                      Arte educadora e pedagoga
                                                                      www.iveteraffa@uol.com.br

Linhas de Produtos: Linha Escolar, Linha Seda Pack Tags: Plano de Aula, Atividade, Escolar, Dicas, Ecocores, Crepom, Novidades, Passo a Passo

Rua João Batista Nogueira, 728 - Nova Cumbica - Guarulhos - SP

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco