“O Sítio do Picapau Amarelo” - Ivete Raffa


https://www.youtube.com/watch?v=h749ZR1aGJ4 – Coletânea com 10 episódios do Sítio do Picapau Amarelo

Monteiro Lobato - Nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro com a herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.


  
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
 
Seus personagens mais conhecidos são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto; Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio; Saci Pererê e outros personagens que fazem parte da inesquecível obra - O Sítio do Picapau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
 
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Picapau Amarelo e A Chave do Tamanho.  Monteiro Lobato faleceu em 1948.
 
Objetivos: 
- Conhecer Monteiro Lobato, o universo das histórias criadas por ele para o mundo infantil buscando resgatar as brincadeiras infantis.
- Estimular o gosto pela leitura e o desenvolvimento da criatividade através de atividades lúdicas.
- Vivenciar experiências pedagógicas com o “O Sítio do Picapau Amarelo” de maneira que as histórias agreguem conhecimento e façam com que as crianças embarquem no “Mundo do Faz de Contas” desenvolvendo a imaginação.

Desenvolvimento do projeto:

Hoje, as crianças passam grande parte do tempo na escola e, em casa, possuem variados brinquedos eletrônicos que permitem a interação com as pessoas em bate papos ou jogos mas, geralmente, cada um está em sua casa. Portanto, as brincadeiras que participam várias crianças juntas estão cada vez mais escassas.

O projeto abaixo foi desenvolvido por professores do Colégio Canadá de Guarulhos – SP, abrangendo as Artes Plásticas, Música e Teatro com o intuito de levar conhecimento às crianças para as obras e os personagens criados por Monteiro Lobato e estimulá-los às brincadeiras infantis que os levem a brincar, criar e imaginar.

Os alunos assistiram ao filme “O Sítio do Picapau Amarelo” e leram os livros de acordo com as faixas etárias dos alunos. De acordo com os livros lidos as atividades foram sendo desenvolvidas nas aulas de artes. No decorrer do projeto, foram realizados trabalhos em casa, com as respectivas famílias, visando a integração da família e escola como a construção de brinquedos de reciclagem: Vai e vem, Cinco Marias, Cai não Cai e Pé de lata.

No final do projeto os alunos apresentaram as histórias através do teatro de fantoches com os personagens feitos com TNT e feltro em luvas plásticas. Todo o trabalho foi apresentado à comunidade através de uma exposição que aconteceu no dia 18.06.2016 nas dependências do colégio.

Obs: O projeto foi desenvolvido pela Arte Educadora Verônica Madeira Freitas Crédito com colaboração das professoras: Bia Martello (Ballet e Artes Cênicas) e Fernanda Bonovaghi (Música).
Coordenadoras: Cibele Almeida (Ed. Infantil) e Simone Rangel (Fund I).
Mantenedores do Colégio Canadá de Guarulhos - SP: Silvania e Ailton.

Atividade 01 – Casinha do Sítio do Picapau Amarelo - (Maternal – 3 anos)

Material: Ecotela (Novaprint), Tinta Guache (Acrilex), botões, rolinho de espuma, EVA colorido e Cola branca e tesoura.

Modo de fazer:
1)    Pinte a Ecotela aberta com tinta guache amarela utilizando rolinho de espuma. Depois de seca monte a tela como nas instruções da embalagem, cole os botões coloridos. 
2)    Peça aos alunos que molhem o dedo indicador no guache e imprimam na Ecotela pra fazer a pintura da parede da casinha.
3)    Recorte em EVA o telhado, porta, janela, chaminé e cole sobre a Ecotela.
4)    Finalize colando uma foto do aluno na janela da casinha.

 

 

Atividade 02 – Espantalhos da horta da Tia Nastácia - (Pré I – quatro anos) 

 

Material: Ecotela (Novaprint), retalhos de tecido colorido, tinta guache vermelha (Acrilex), pregador de roupas, rolinho de espuma, palito de churrasco, EVA colorido, pratinho branco e verde de plástico, tesoura e cola branca.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela aberta com a tinta guache vermelha (frente e verso). Utilize o rolinho de espuma. Depois de seca, monte-a seguindo as dobras e encaixes conforme mostra a embalagem. Cole retalhos coloridos no verso da ecotela (parte convexa). 
b)    Cole dois palitos de churrasco na parte côncava da Ecotela e cole os prendedores desmontados fazendo a cerca. Nesta parte cole uma foto do aluno.
c)    Colar os pratinhos como rosto (branco) e chapeuzinho (verde).
d)    Com EVA vermelho faça as mangas da camisa do espantalho e cole.  Cole palha de milho atrás das mangas da camisa e entre os pratinhos (cabelos). Com EVA colorido faça a carinha do espantalho.


Atividade 03 – Fábulas de D. Benta (A Cigarra e a Formiga) – (Pré II - cinco anos)


 
Material: Ecotela (Novaprint), rolinho de espuma, pedrinhas de aquário coloridas, EVA colorido, palito de churrasco, pregador, Big Caneta Hidrográfica preta, Tinta Guache (Acrilex), cola branca e tesoura.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela aberta com a tinta guache – frente e versos (use o rolinho de espuma). Monte a Ecotela. Faça o caminho das formigas com pedrinhas coloridas coladas.
b)    Desmonte os pregadores. Cole–os na Ecotela (parte côncava) sobre o palito de churrasco já colado para montar a cerca. Nessa parte coloque a foto do aluno.
c)    Utilizando as digitais do aluno, faça a formiga. Dê acabamento com canetinha preta.
d)    Recorte no EVA um violão para simbolizar a cigarra e cole na Ecotela.

Atividade 04 – Biscoitinho da Tia Nastácia – (Pré II – cinco anos)


 
Material: Ecotela (Novaprint), tinta guache amarela (Acrilex), rolinho de espuma, EVA colorido, botões, colherzinhas de plástico, cola e tesoura.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela aberta com tinta guache e rolinho de espuma (frente e verso).
b)    Monte a Ecotela seguindo as instruções da embalagem.
c)    Recorte em EVA bege ou marrom o boneco (biscoito). Cole sobre a Ecotela. No contorno cole retalhos de EVA branco. 
d)    Cole as colheres coloridas. 

Atividade 05 – Emília e Visconde – 1ºs e 2ºs anos (6 e 7 anos)


 
Material: Ecotela (Novaprint), Bloco Ecocores Textura Visual (Novaprint), tinta guache e de tecido (Acrilex) - várias cores, jornal ou revista, milho de pipoca, barbante amarelo e vermelho, EVA colorido, cola branca, tesoura, tecido (algodão cru), cola pano, botões, manta acrílica para encher os bonecos, palito de sorvete.

Modo de fazer: Emília
a)    Com a Ecotela aberta, cole Ecocores textura em quadradinhos como se fosse uma colcha de retalhos. Monte a Ecotela seguindo as instruções da embalagem.
b)    Passe cola branca usando rolinho de espuma por cima dos papéis Ecocores Textura Visual.
c)    Na parte interna da Ecotela peça aos alunos que pintem uma paisagem.
d)    Emília – Faça dois círculos em algodão cru, costure-os deixando uma abertura para colocar o enchimento. Encha e feche com linha. Recorte os olhos, nariz, bochechas e boca em EVA colorido. Cole sobre a carinha da Emília. Com tiras de EVA colorido faça os cabelos da boneca.  Faça o corpo com dois triângulos de algodão cru. Costure e encha com manta acrílica. Pinte com tinta de tecido vermelho e amarelo. Cole botões. Cole fios para os braços e pernas (barbante). Cole os sapatos e as mãozinhas. Cole a boneca na Ecotela.

Modo de fazer: Visconde
a)    Cole jornal ou folhas de revista sobre a Ecotela. Monte a Ecotela.
b)    Pinte uma paisagem na parte interna da Ecotela. 
c)    Fazer um banquinho com palitos de sorvete e colar na Ecotela.
d)    Visconde – Recortar o Visconde (corpo, pescoço e cabeça) em algodão cru (2x). Juntar as duas partes e costurar deixando um espaço para encher com manta acrílica. Pinte com guache amarelo. Cole milho de pipoca na frente do corpo do Visconde. Colar os barbantes para fazer as pernas e braços. Recorte as mãos e botas e cole nos barbantes. Faça a carinha com olhos, nariz e boca cortados em EVA. Faça o chapéu com EVA verde. Colar o boneco no banquinho. 


Atividade 06 – Peixinho do mundo das Águas Claras – (3º anos – 8 anos)


 
Material: Ecotela e Bloco Ecocores 21 cores (Novaprint). Pedrinhas coloridas para aquário, rolinho de espuma, tinta guache branca, azul e preta, Crystal Cola Jelly  (Acrilex), EVA colorido, cola branca.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela aberta com tinta guache azul. Use o rolinho de espuma. Depois de seca, monte-a seguindo as instruções da embalagem.
b)    Cole as pedrinhas na parte convexa da Ecotela (corpo do peixinho.  Recorte em EVA o rabo, barbatanas, olho, boca e cole sobre a Ecotela. 
c)    Na parte côncava da Ecotela monte um aquário com o papel Ecocores 21 cores (Novaprint). Com Crystal Cola Jelly faça o acabamento do trabalho.

Atividade 07 – As aventuras de Pedrinho (Cuca, a bruxa do sítio) – 4º ano – 9 anos)

 
 
Material: Ecotela e Bloco Ecocores 21 cores (Novaprint), caixinha de ovo, EVA colorido, desenhos de flores, Big Canetas Hidrográficas, Guache (Acrilex), rolinho de espuma, tesoura e cola. 

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela com o rolinho de espuma e guache dos dois lados. Monte a Ecotela seguindo as instruções da embalagem.
b)    Recorte a caixinha de ovo ao meio, pinte de verde e cole na Ecotela (lado convexo). Cole na Ecotela. 
c)    Recorte os dentes no EVA branco e a língua no EVA vermelho. Cole entre as duas partes da caixa de ovos.
d)    Faça com EVA ou papéis Ecocores 21 cores os olhos, sobrancelhas, orelhas e detalhes da Cuca. Pinte as flores com canetinhas, recorte e cole no rosto da Cuca.
e)    Peça aos alunos que desenhem uma Cuca no papel Ecocores 21 cores e colem na parte côncava da Ecotela (cabeça da Cuca).

Atividade 08 – Saci Perere – (4º e 5º anos – 10 anos)


 

Material: Ecotela, Papel Colorset preto, Bloco Ecocores 21 cores (Novaprint), Guache preto, Big Canetas Hidrográficas, Lápis de Cor (Acrilex), EVA preto, vermelho, marrom e amarelo, cola, tesoura e rolinho de espuma.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela com guache preto usando o rolinho de espuma (frente e verso). 
b)    Faça olhos, nariz, boca, carapuça em EVA e cole na Ecotela (lado convexo). 
c)    Corte tirinhas de EVA preto, enrole como um macarrão e cole sobre a Ecotela (cabelos do Saci).
d)    Recorte uma perna e dois braços no papel Colorset preto. Num quadrado grande de papel colorset faça a dobradura da casquinha do sorvete para fazer o corpo do Saci. Cole na Ecotela.
e)    Peça aos alunos para fazerem um desenho do Saci na floresta (criação), pintem com lápis de cor ou canetinhas e cole na parte côncava da Ecotela.

 


Atividade 09 – Curupira – (4º e 5º ano – 10 anos)


 
Material: Ecotela, Papel Colorset verde (Novaprint), Guache verde (Acrilex), EVA várias cores, cola, tesoura, cartolina branca.

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela com guache verde dos dois lados. Monte-a seguindo as instruções da embalagem.
b)    Com EVA de várias cores ou papel colorido faça a carinha do Curupira.
c)    Corte tirinhas de EVA vermelha, faça rolinhos e cole (cabelos do Curupira).
d)    Com papel Colorset verde corte dois braços e duas pernas. Faça o corpo com papel colorset verde - dobradura (casquinha de sorvete). Cole na Ecotela o corpo do personagem. Cole os braços e pernas. 


Atividade 10 – Porquinho Rabicó – Prof. Verônica.

 
Material: Ecotela, Bloco Ecocores Textura Visual (Novaprint), Guache rosa, Cola para EVA e Cola branca (Acrilex), rolinho de espuma, tesoura e EVA (várias cores).

Modo de fazer:
a)    Pinte a Ecotela com guache rosa dos dois lados. Depois de seca, monte seguindo as instruções da embalagem.
b)    Corte retângulos de papel Ecocores Textura Visual e cole sobre a Ecotela.
c)    Recorte a carinha do Rabicó, orelhas, rabo, pés, focinho, olhos, cartola, sobrancelhas e boca em EVA. Cole sobre a Ecotela com Cola de EVA.
Sugestão: Outra ideia é fazer os porquinhos com garrafas PET, EVA e Tinta PVA, conforme foto.

Conteúdos trabalhados: 
- Monteiro Lobato, histórias infantis, brincadeiras, músicas folclóricas, teatro de fantoches.
- Pontos linhas, formas, cores, bi e tridimensionalidade, simetria, sobreposição, proporção e estética.


Técnicas trabalhadas: Pintura, recorte e colagem.


Créditos: Prof. Verônica Madeira Freitas Crédito – Colégio Canadá – Guarulhos - SP 

                                                                                    Ivete Raffa
                                                                        Arte educadora e pedagoga
                                                                     www.iveteraffa.blogspot.com.br

Onde Comprar?

http://www.kalunga.com.br/prod/tela-para-pintura-em-papel-200x290mm-ecotela-novaprint/681970?utm_source=novaprint&utm_medium=site&utm_campaign=NovaPrint

 

http://www.kalunga.com.br/prod/bloco-ecocores-tex-180g-230x320mm-7cores-3-estampas-novaprint/520086?utm_source=novaprint&utm_medium=site&utm_campaign=NovaPrint

 

http://www.kalunga.com.br/prod/bloco-ecocores-110gr-a3-c-21-cores-sortidas-novaprint/520085?utm_source=novaprint&utm_medium=site&utm_campaign=NovaPrint

Linhas de Produtos: Nenhuma linha utilizada Tags: Ivete Raffa, Plano de Aula, Dicas, Ecotela, Textura Visual, Ecocores, Artes, Atividade Pedagógica, Sítio do Picapau Amarelo, Atividades, Papel, Novaprint, Folclore

Rua João Batista Nogueira, 728 - Nova Cumbica - Guarulhos - SP

Telefone: (11) 2483-4646

desenvolvido por agência ecco